Materiais e Processos Tecnológicos

Especialização em Materiais e Processos Tecnológicos

O ramo em Materiais e Processos Tecnológicos do Mestrado em Engenharia Mecânica da FEUP tem como principal objetivo a formação de mestres com conhecimentos sólidos e competências que possibilitem a combinação de novos materiais com processos avançados de fabrico, visando a criação de novas gerações de líderes capacitados para enfrentar os desafios da digitalização da indústria e do fabrico inteligente. Os futuros mestres deste ramo terão o papel de conduzir a revolução em curso nos materiais e processos de fabrico, contribuindo decisivamente para uma indústria dinâmica, resiliente e sustentável, responsável pelo desenvolvimento económico da nossa sociedade.

O ramo em Materiais e Processos Tecnológicos do Mestrado em Engenharia Mecânica da FEUP apresenta uma oferta formativa de unidades curriculares equilibrada, com uma forte concentração nas áreas disciplinares de Desenho, Conceção e Fabrico (30 ECTS) e Materiais (18 ECTS). Este ramo também apresenta uma forte aposta em conteúdos relacionados com a Gestão Industrial (21 ECTS), essenciais para operar nas fábricas do futuro. São ainda assegurados complementos de formação nas áreas da Mecânica Aplicada (6 ECTS) e Automação (4.5 ECTS) fundamentais para a formação de futuros mestres com uma capacidade integradora de conhecimentos de diferentes áreas da Engenharia Mecânica. O plano curricular apresenta ainda flexibilidade, permitindo aos estudantes a realização de 9+1.5 ECTS em unidades curriculares oferecidas no universo da Universidade do Porto, sendo assim possível a criação de mestres com perfis diferenciados e únicos.

O curso de mestrado culminará com a realização de uma dissertação de mestrado que colocará os estudantes perante desafios reais nas áreas dos Materiais e dos Processos Tecnológicos (30 ECTS). Será privilegiada a realização da dissertação de mestrado em ambiente empresarial, através de uma rede de parceiros industriais, ou integrada em unidades de I&D ou Institutos de Interface (INEGI) associados ao Departamento de Engenharia Mecânica. Deste modo, a transição dos mestres para o mercado de trabalho e a sua integração nas organizações produtivas será potenciadas.

Plano de Estudos

1º Ano

1º Semestre

Materiais Avançados
Processos Avançados de Ligação
Corrosão e Revestimentos
Instrumentação para a Medição
Investigação Operacional
Competências Transversais

2º Semestre

Simulação de Processos Tecnológicos
Tecnologias Avançadas de Produção I
Materiais para Projeto
Sistemas de Informação e Análise de Dados
Gestão da Produção

Qualquer Unidade Curricular de 2º ciclo da Universidade do Porto (UP)

2º Ano

Semestre

Conceção de Moldes e Ferramentas
Tecnologias Avançadas de Produção II
Desenho Integrado de Produto
Introdução ao Projeto de Máquinas
Fábricas Inteligentes

Qualquer Unidade Curricular de 2º ciclo da Universidade do Porto (UP)

2º Semestre

Dissertação